Google+ maio 2013 | Male Closets
Agora Mais Social Do que Nunca!

Google Translate

Now the blog has a google translation, so that everyone can read the blog. use it and have fun

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Reader & BOB

0 comentários
Faz cerca de alguns meses que toda a comunidade de internautas recebeu duas notícias que jamais sonhariam em receber:
1º O Google Reader será descontinuado, &
2º O Opera Software adotará o Blink, padrão baseado no já consagrado -Webkit que será desenvolvido pelo Google em parceria com o pessoal do Opera e entre outros, como motor de Renderização.

São duas coisas que nunca imaginei ouvir, a primeira porque assim que se fala em RSS eu logo penso em Google Reader é quase o dilema de que nasceu primeiro o ovo ou a galinha? para mim o Google Reader ganhou uma notoriedade tão grande quanto a o próprio padrão RSS. Aliás o Google é especialista em criar ferramentas que sejam fáceis e intuitivas e isso combinado com agilidade, estabilidade e estilo são os ingredientes certos para atingir o sucesso.
Google Decidi descontinuar o Google Reader, o Leitor de Feeds/Rss

Assim que a notícia se espalhou, usuários de todo mundo ficaram com aquela pergunta, E agora? tamanha foi a dúvida por qual serviço seria eleito o substituto do Google Reader que foi criada uma petição para salvar o mesmo, lógico que não faltou assinantes e diante de tamanha repercussão, não só em sites do gênero de informática, como também em sites de notícias de todos os tipos o Google decidiu adiar as coisas, mas ainda sim o Reader será descontinuado e desativado.

O desativamento do serviço é adiado pelo Google
Porém eu não acho que o Google vá a deixar centenas, milhares ou milhões de usuários lançados à sorte, talvez seja criado um novo serviço de leitura de RSS, não um serviço independente como o Reader, mas sim uma funcionalidade integrada no Google+ ou com o Drive, serviços estes que ganharam muita atenção da companhia junto com o Android e etc. Eu só tenho certeza de uma coisa, dia 1 de Júlio acaba o Reader e eu perderei a comodidade de apenas fazer um login e já ler todos os sites, blogs e etc, em qualquer lugar que eu estivesse

A Segunda é que depois de mais de 16 anos mantendo o Presto como coração do navegador que atravessou décadas, inovou e ainda é eficiente e relativamente jovem (O Presto está apenas na versão 2.12) e que seu tamanho passa apenas alguns KB (Kilobytes) da casa dos 12 MB (Megabytes), sai de cena no que podemos chamar de seu Auge. Ao atingir a marca de 300 milhões de usuários ativos (Sim, eu sou um desses 300 milhões), a Opera Software ASA anunciou a migração. Eu tenho que dizer que fiquei triste, porque eu abracei a causa do Opera, por assim dizer, justamente por ele ir contra esse padrão que tomou o mundo de assalto, em que as coisas tem a aparência de terem sido inconcluídas. Quase tudo o que eu quero já é nativo no Opera browser, enquanto que nos outros há uma simbiose com o ecossistema de Add-ons, tá extensões são legais mas eu não quero ter que baixar uma para cada coisinha que eu quero fazer. Não é desmerecendo aos desenvolvedores ou ao modo como o Google idealiza o ecossistema do Chrome, Aliás eu sou um Googler declarado e vejo nessa aproximação pelo menos, pelo motor de renderização a oportunidade do Google e Opera fazerem as pazes, por assim dizer, quem usa sabe que muitas coisas do Google não "funcionam" (algumas são bloqueadas, pelo uso de Scripts pelo menos é o que eu acho) no Opera, como as notificações da área de trabalho do Gmail, Calendar e etc.
Opera abandona o Presto e Adota o Blink junto com o Google Chrome como novo Motor de Renderização

Mas eu nunca aceitei essa ideia de o Opera se torne um Google Chrome, a mudança de motor de renderização não indicar que os programadores vão deixar de fazer o software “completo” como atualmente, o que estou querendo dizer é que o Blink Opera Browser ou como eu decidi chamá-lo: BOB, pode ser tão bom quanto o Atual Opera. Claro eu tenho quase certeza de que não vá ter mais os painéis que eu tanto achei útil, mas ás vezes mudanças são para o bem. E se levarmos em consideração que já tem meses que o anúncio da migração foi feito e que ainda não liberaram o BOB só nos resta pensar que o pessoal da Opera Software está trabalhando muito para nos dar um browser completo e alternativo, porém agora mais próximo ao padrão da web que sempre usamos.

E uma última coisa, espero que mantenham o Speed dial ( que aliado as multi primeiras guias que são permitidas no chrome seria genial), o Bloqueador de conteúdo (o bloqueador do Opera é eficiente, funcionalidade essa que ainda não vejo nativamente nos principais concorrentes pelo menos não tão eficaz), o Gerenciador de senhas, preferências dos sites, cookies, scripts, redirecionamento automático, a personalização das barras, os atalhos de teclado e o Exibir /não exibir imagens ou Apenas exibir imagens em cache. Este último recurso já aparece nos principais concorrentes, mas não como no Opera em que só basta um clique para fazer sumir as imagens ou impedir os recarregamentos das mesmas temporariamente, não sendo tratado como uma configuração permanente como é feito nos outros browsers, afinal este recurso é apenas utilizado quando a conexão está lenta

Por via das dúvidas já estou guardando uns instaladores aqui, para matar a saudade!







newer post older post Home